PUBLICIDADE

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PROJETO ESCOLAR SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS


A Escola Municipal de Estiva promoveu na manhã desta quinta- feira (23), atividades do projeto escolar “Água Tratada Sinônimo de Saúde”. Alunos, professores e comunidade em geral aprenderam métodos de prevenção relacionadas à esquistossomose, doença transmitida por caramujos contaminados.
No evento de cunho educativo, os alunos apresentaram e aprenderam mais sobre a doença, inclusive as formas de contaminação. A culminância do projeto contou com demonstrações, em vídeos, apresentações de peças teatrais, distribuição de livretos de literatura de cordel e dicionários com a nomenclatura das doenças traduzidas do Português para o Inglês, gráficos da pesquisa com resultados da qualidade da água e maquetes dos pontos pesquisados. Houve também, palestra com agentes de saúde do município, exposições de fotografias, distribuição de panfletos educativos sobre a temática. Os alunos puderam conferir, na prática, a fisiologia dos caramujos.
Cordelando – Com base nos conhecimentos adquiridos durante as atividades do projeto o aluno Dheimeson Ferreira e Samuel Viana da Escola Municipal da Estiva escreveu um cordel sobre o assunto: “O Schistosoma ouvindo num instante respondeu: daqui eu não saio não, esse cantinho é meu/ Você se cuide, não quero ouvir lamento seu!/ O homem com muito medo, disse saudável: eu quero ser, vou tomar Praziquantel pra você desaparecer/ Vou ficar bastante forte e acabar com você!/ Isso você pode fazer, mas veja só o que eu faço pensa que sou bestinha ataco o fígado e o baço,/Se você não se cuidar vai ficar só o bagaço! 
A secretária de Educação de Senhor do Bonfim, Maria das Neves elogiou o projeto e ressaltou: “Este é um projeto que não só envolveu os alunos e professores, mas também toda comunidade de Estiva. Os gestores, professores e alunos estão todos de parabéns por esta iniciativa própria. Com certeza este projeto é um dos fortes candidatos ao selo Unicef para nossa cidade” – comemorou.
Objetivo– De acordo com a diretora da escola Adriana Longuinho, o projeto Água Tratada Sinônimo de Saúde tem como objetivo principal levar alunos e moradores informações básicas de como evitar Esquistossomose e informar sobre os cuidados que devem ser tomados ao lavar roupas, nadar ou se banhar em rios e lagos que contenham caramujos.
A diretora indicou ainda quais são os sintomas da doença: diarréia, febre, tosse, moleza no corpo, prisão de ventre, dores abdominais e tonturas. 

Crédito: Site SEMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...