PUBLICIDADE

NÚCLEO MOVIMENTO

           O NÚCLEO MOVIMENTO BONFINENSE é um projeto permanente de construção e sistematização de programas esportivos, artísticos e culturais baseado nos princípios e características do esporte educacional, tem como missão garantir a crianças e adolescentes do município de Senhor do Bonfim, a vivência da cultura e esportes locais, regionais e nacionais, através de jogos de salão, atividades esportivas, atividades artísticas e musicais, brincadeiras, atividades e jogos populares gerando impactos positivos em políticas públicas e mobilização social contribuindo para formar cidadãos e cidadãs mais conscientes, participativos e transformadores de sua realidade.
             Busca democratizar as ações promovendo a prática e o contato com a cultura, arte, música e esporte também nas escolas da zona rural do município de Senhor do Bonfim, através de um cronograma de visitas definido com as escolas, onde os professores e colaboradores do NÚCLEO MOVIMENTO BONFINENSE juntamente com professores de Educação Física visitam as diferentes regiões do município de Senhor do Bonfim, onde passam um dia desenvolvendo várias atividades com os alunos.
O objetivo é mostrar para todos, formas de desenvolver atividades diversificadas com o mínimo de estrutura física e material, mostrando uma forma diferente de fazer esporte, cultura, arte e música que privilegiam a inclusão de todos e fundamentalmente gerar impacto para se olhar para o currículo escolar: Qual esporte e qual arte gostariam de ver sendo aplicada nas escolas? Como o esporte e a arte podem contribuir para formar cidadãos e cidadãs mais conscientes, participativos e transformadores de sua sociedade?
Visando a inclusão de todos, as crianças e adolescentes com deficiência recebem uma atenção especial com atividades de futsal, atletismo e natação adaptados em parceria com o projeto SENTIDOS da Coordenação de Educação especial.
           Senhor do Bonfim possui uma das maiores estruturas esportivas da Bahia com enumeras quadras poliesportivas na sede e interior, piscina, campo de futebol e ginásios, existe também um grande número de pessoas que fazem trabalho voluntário de grande relevância para a comunidade através das ligas esportivas, grupos teatro, arte e música, artes marciais entre outros, que são feitos de forma isolada.
          Afunção do NÚCLEO MOVIMENTO BONFINENSE é fortalecer e dar suporte a esses voluntários, criando extensões destas atividades já desenvolvidas por eles, sincronizando as ações para que funcionem de forma sistematizada, organizadas em um cronograma de aulas semanais ou mensal, oferecendo de fato, uma ferramenta capaz de trabalhar a inclusão social, através de ações atrativas e prazerosas para crianças e adolescentes, afastando das drogas e da violência cada dia mais presente na sociedade.
            Desta forma, este projeto justifica-se, principalmente, por seus princípios esportivos, culturais, artísticos, musicais e inclusivos.
            Quanto aos princípios esportivos, culturais, artísticos e musicais cita-se a importância do desenvolvimento da capacidade criadora, estimulada pelas atividades que serão desenvolvidas em suas diversas modalidades, uma vez que o foco principal da atividade é proporcionar ao participante a oportunidade de expressar-se naturalmente.
            Em relação à inclusão, podemos ressaltar o envolvimento de crianças, adolescentes e jovens nas atividades o que garante a interação de diversas experiências de vida na construção do projeto e conseqüentemente de uma sociedade melhor.
          

OBJETIVOS GERAIS

  • Contribuir na construção de vivências de uma educação inclusiva, participativa, reflexiva e solidária;
  • Fortalecer a ação do município no planejamento e na execução das políticas públicas esportivas e culturais e também buscar parcerias para ampliação das atividades para outros bairros da cidade cooperando assim, de forma decisiva na superação de graves problemas que envolvem as crianças principalmente dos bairros periféricos de Senhor do Bonfim, a exemplo do abandono escolar, da repetência, distorção idade/série, o uso de drogas e violência etc.
  •  Promover as condições de produção e fruição das culturas populares a partir das produções dos jovens, crianças e adolescentes;
  • Possibilitar os recursos indispensáveis à oferta de atividades esportivas, artísticas, culturais e musicais.
  •  Valorizar e estimular o desenvolvimento das diversas práticas esportivas e artísticas na zona rural e em bairros periféricos da cidade.
  • Aproveitar melhor a grande estrutura esportiva, física e humana existente em Senhor do Bonfim.
  • Valorização da pessoa como ser social ativo, democrático e participativo, melhorando sua qualidade de vida.
  • Transformar as ações do Núcleo Movimento em política pública, a fim de ampliar as atividades para outros bairros e distritos do município.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Oferecer a população do município de Senhor do Bonfim condições de vivência e consolidação de diferentes práticas esportivas, culturais, artísticas e inclusivas;
  •  Possibilitar os recursos indispensáveis à oferta de múltiplas modalidades de esporte.
  • Promover a integração sócio-esportivo-cultural entre diversos segmentos depessoas, incentivando o envolvimento coletivo para despertá-los da consciência crítico-participativo-construtiva;
  • Exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a superação nas áreas: orgânica, cognitiva, emocional, neuromuscular e social dos alunos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...